Apresentação
Atualmente, o SIMAGRO conta com mais de 100 estações meteorológicas automáticas próprias instaladas em todo o território gaúcho. A rede de sensores têm papel fundamental no monitoramento meteorológico e climático do Estado, e as informações geradas colaboram para questões práticas como a aplicação adequada de insumos e fitossanitários, irrigação, produtividade e dentre outros.
Com uma rede tão ampla de sensores e dados, o Simagro gera produtos agrometeorológicos personalizados para cada um dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, integrando modelos meteorológicos, inteligência artificial e dados observados em tempo real.
Entre os recursos e serviços disponibilizados pelo Simagro estão:
- Modelos de previsão numéricos e de inteligência artificial com diferentes escalas de resolução;
- Mapas interativos de dados observados (temperatura, precipitação, umidade etc.), tabelas e gráficos por estação e município;
- Alertas agrometeorológicos para diferentes culturas;
- Índices Agrometeorológicos gerais (aplicação do 2.4d, irrigação, doenças e pragas e dentre outros);
- Previsões climáticas e sazonais (índices de seca, anomalias de temperatura e precipitação) e ferramentas que ajudam o produtor a programar atividades como irrigação, manejo de rebanho, aplicação de defensivos, colheita etc.
Graças a essa estrutura inovadora, o Simagro-RS tem se consolidado como uma ferramenta de suporte ao produtor, contribuindo para a maior eficiência, sustentabilidade e competitividade da agricultura e pecuária gaúchas. Por exemplo, a adoção de suas previsões e índices pode resultar em economia de insumos e maior assertividade nas decisões do produtor.
Coordenador: Flavio Varone